Mais de 90% da população aprovam o uso de câmeras nos uniformes policiais
Equipamento de filmagem nas fardas começou a ser utilizado no Rio em 30 de maio, mas só 3.779 foram instaladas - 8,7% do efetivo ativo da Polícia Militar
Quase toda a população do Rio (92%) aprova a utilização de câmeras nos uniformes dos policiais do estado. Apenas 6% dos moradores fluminenses são contra a iniciativa. Os dados estão na pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta (7), que também mostram aprovação superior a 90% em São Paulo e Minas Gerais. O total de pessoas que afirmaram ser contra a tecnologia não ultrapassou os 7% nos três estados pesquisados.
+ Empresa que deu calote em noivos funcionava dentro da Vila Riso, em São Conrado
O uso do equipamento de filmagem nas fardas de PMs do Rio de Janeiro teve início no dia 30 de maio, 15 dias após a data anunciada pelo Governo do Estado. Em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, até o momento, só 3.779 câmeras foram instaladas nos uniformes. Ao todo, foram contemplados com o mecanismo 19 batalhões da capital, da Região Serrana e da Região Norte e Noroeste. Esse total representa apenas 8,7% do efetivo ativo da Polícia Militar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No Rio de Janeiro, os pesquisadores ouviram 1.218 pessoas, em 32 cidades, entre os dias 29 de junho e 1º de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números RJ-00260/2022 e BR-03991/2022. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.