Mais de 500 mil turistas são esperados nesta temporada de cruzeiros no Rio
Período, que vai de outubro a abril, promete ser o melhor dos últimos dez anos; Docas e Pier Mauá fazem melhorias para receber 'cruzeiristas'
Quinhentos mil “cruzeiristas” devem desembarcar no Pier Mauá durante a temporada de cruzeiros marítimos 2022/2023, que vai do próximo dia 28 de outubro até 17 de abril do ano que vem. A temporada promete ser a maior dos últimos dez anos – antes da Covid-19, a expectativa do Porto do Rio era receber 400 mil turistas entre novembro de 2020 e abril de 2021. Para receber os turistas, a Companhia Docas do Rio de Janeiro, responsável pela administração do Porto do Rio, em parceria com a Pier Mauá, está desenvolvendo ações para melhorar a infraestrutura do Terminal Internacional de Cruzeiros.
+ Jardim Botânico ganhará espaço para atividades infanto-juvenis em novembro
“Está em processo de pavimentação o cais da Gamboa, uma intervenção que trará mais segurança e conforto aos cruzeiristas. Isso porque quando o número de navios com chegada simultânea supera a capacidade de atracação do nosso cais é necessário usar também o cais público”, diz o responsável pela operação marítima Pier Mauá, Marcello Chagas, ao portal Mercado e Eventos. Também foram feitas a manutenção perene das defensas e a substituição dos cabeços de amarração danificados nos berços de atracação, além do desenvolvimento de um projeto de dragagem com o objetivo de garantir um calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros em toda a extensão do cais do terminal.
O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, diz que o Rio tem pela frente uma temporada de grande recuperação e retorno para a curva ascendente em que estava antes da pandemia, em 2020: “São nove navios de cabotagem, que embarcarão milhares de brasileiros, e 35 de longo curso, que não vinham para cá desde 2019/2020 e que vão trazer estrangeiros ao nosso país”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Rio é o estado com maior quantidade de destinos para os viajantes de cruzeiros. Além da capital, Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Cabo Frio também recebem os passageiros.Na temporada 2019/2020, mais de 357 pessoas desembarcaram na capital fluminense, fechando com 100 atracações e 32 navios, sendo 24 internacionais.