Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Preta Gil recebe homenagem póstuma no prêmio Cariocas do Ano

Acantora se despediu da vida no Dia do Amigo, aos 50 anos, mas suas lições de coragem, amor-próprio e irreverência seguem vivas

Por Kamille Viola
19 dez 2025, 10h24 • Atualizado em 19 dez 2025, 10h35
divulgação preta gil.jpg
Preta Gil: inspiração para quem fica (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • Em 2023, ao ser anunciada vencedora do troféu Carioca do Ano na categoria superação, Preta Gil subiu ao palco ao lado da neta, Sol de Maria, então com 8 anos.

    “Ela é carioca como a avó. Quando estava me arrumando para vir aqui, eu falei: ‘A vovó vai receber uma homenagem, um prêmio’. Aí ela perguntou: ‘Prêmio de guerreira, vó?’”, relatou Preta, levando a plateia às lágrimas.

    + Debora Bloch é a Carioca do Ano na televisão

    “Eu sempre soube que era guerreira, mas o que passei no último ano me fez perceber que nós, mulheres, enfrentamos todos os desafios que a vida nos dá”, arrematou. Na ocasião, ela tinha acabado de receber a notícia de que o câncer estava sob controle.

    preta gil e sol de maria credito reginaldo teixeira.jpg
    Preta Gil e Sol de Maria: em 2023, as duas subiram ao palco do Cariocas do Ano (reginaldo teixeira/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Em meados de 2024, porém, a doença voltou ainda mais agressiva e, sem possibilidade de cura no Brasil, Preta recorreu a um método experimental em Nova York.

    Ela morreu em 20 de julho, o Dia do Amigo, aos 50 anos, cercada de familiares e dos irmãos que a inspiradora trajetória lhe deu. Agora, sua memória é homenageada na premiação de VEJA RIO, na categoria especial.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    Sua batalha contra a doença incluiu uma conturbada separação em meio ao exaustivo tratamento e foi acompanhada por quem a admirava.

    “O fato de a memória dela ter uma circulação permanente é um consolo, um contraponto a essas dificuldades de afirmação do afeto pelas quais o mundo passa ultimamente”, refletiu o pai, Gilberto Gil, durante a missa de sétimo dia.

    Já a atriz Carolina Dieckmmann se recusou a empregar o pretérito ao se referir à grande amiga. “Ela tem um magnetismo muito forte, um amor que não para de nascer. Tenho a sensação de que está o tempo inteiro emanando isso”, comentou.

    Continua após a publicidade

    “Benditos aqueles que se deixarem levar por essa força da natureza”, escreveu o apresentador Gominho pouco antes da morte ser anunciada.

    A DJ Jude Paulla contou que a cantora e empresária jamais desistiu de duelar com o câncer.

    “Isso não estava no vocabulário dela. Ela tinha sede de viver, mas ao mesmo tempo, num vídeo que eu gravei, ela diz: ‘Morrer é normal’”, conta Jude, dizendo que Preta queria conferir uma normalidade àquilo que sabia que iria acontecer. “Ela sempre foi sábia e até os últimos momentos me ensinou.”

    Continua após a publicidade

    CARIOCAS DO ANO 2025 é uma realização de VEJA RIO com patrocínio de Light e Alerj, apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro e parceria de Salton e Castas Importadora.

    Um exemplo de força e coragem que permanece vivo.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês