Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Luiz Antonio Simas é o carioca do ano na categoria Educação

Pelas ruas da cidade, o entusiasmado professor de história ministra aulas públicas e gratuitas sobre a formação, a cultura e os personagens do Rio

Por Pedro Landim
Atualizado em 19 dez 2023, 12h14 - Publicado em 15 dez 2023, 06h00
Luiz Antonio Simas: aulas gratuitas e aplaudidas em coretos e bares (Guito Moreto/Agência O Globo)
Continua após publicidade

Acomodados em cadeiras de praia, bancos de praça e mesas de bar, centenas de cariocas já aplaudiram as aulas gratuitas em que o professor, escritor e compositor Luiz Antonio Simas faz das ruas sua sala de aula — um espaço fundamental para a “circulação de saberes”, como ele próprio define. Mestre em história social pela UFRJ e completando três décadas de magistério em escolas do Rio — com o mesmo número de livros publicados e ainda dois prêmios Jabuti —, Simas ampliou sua atuação em 2023 com o projeto Coretos — A História Nas Ruas, em que percorreu coretos revitalizados da Zona Norte ao subúrbio de microfone em punho. Em Quintino, dissertou sobre o santo guerreiro em Jorge, um Carioca. Na Praça Catolé do Rocha, em Vigário Geral, falou sobre As 11 Estrelas da Leopoldina, referindo-se aos bairros suburbanos. Suas lições lotam a calçada do tijucano Bar Madrid, onde as aulas, também gratuitas, ocorrem periodicamente.

+ Esporte: Rafaela Silva é a carioca do ano

Neto de mãe de santo crescido entre o terreiro na Baixada Fluminense e uma pensão em Laranjeiras, com o pai em Jacarepaguá e a mãe em Irajá, Simas passou a vida circulando por todos os bairros. “O Rio é uma cidade de encontros e sociabilidade construídos na rua, desde a colonização portuguesa e a presença africana. É uma escola, um lugar onde a educação ocorre o tempo todo”, acredita o professor, de 56 anos.

Compartilhe essa matéria via:

Inquieto, neste ano ele foi visto nas telas falando sobre o jogo do bicho no documentário de sucesso Vale o Escrito e emplacou duas parcerias com Marcelo D2 em Iboru, o elogiado disco do rapper. Também lotou o bar e sebo Al Farabi, no Centro, em aulas sonoras sobre álbuns importantes da MPB, e acaba de colocar nas estantes o infantil Três Porquinhos Brasileiros. No livro, quem salva a turma da onça-pintada são os porcos artistas, incluindo no enredo festas como samba, marujada e folia de reis. Uma brasileiríssima subversão.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ
A partir de 32,90/mês